Ir ao topo
Envie sua mensagem:

Envie seu email

Nossas Congregações

Selecione abaixo, a região e a congregação que deseja visualizar.

Região:
Congregação:
PORQUE JESUS MORREU POR NÓS?
Estudos Bíblicos - Paulo César Siqueira
Escrito por Pr. Paulo Cesar   
Seg, 20 de Junho de 2011 09:46
Hits smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon

alt


LEITURA BÍBLICA: Mateus 27:11-56

“Por volta da hora nona Jesus exclamou em voz alta: ‘Eli, Eli, lamá sabactâni’, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” (Mateus 27:46).

TEXTO DE REFERÊNCIA:

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores. Assim ele não abriu a sua boca”(Isaías 53:4-7).

O sofrimento de Jesus culminou com sua morte. Ele, em obediência ao Pai, tomou o cálice amargo da ira de Deus até a última gota, suportou a cruz até que nossa redenção estivesse assegurada. Os sacerdotes e os escribas zombaram de Jesus, dizendo que ele havia salvado tantas pessoas, mas não podia salvar a si próprio. Por que deveria Jesus, o Deus-homem, permitir que sua vida terminasse de forma tão trágica? Trágica se olharmos para o sacrifício de Jesus somente sob o ponto de vista humano, mas não. Na verdade o plano de Deus para o homem foi além da compreensão de muitos, mesmo para os que acompanharam Cristo em sua trajetória. Esse plano levou Jesus a crucificação, cumprindo o propósito de Deus para nos salvar. Hoje todos podem se aproximar de Deus Pai, para isso é necessário reconhecer a Jesus como Senhor e Salvador e, desta forma, dar graças e louvor a Ele que morreu na cruz para nos redimir dos nossos pecados, com isso desfrutaremos das bênçãos da salvação.


  • TRÊS RAZÕES POR QUE CRISTO MORREU POR NÓS

  • PORQUE JESUS MORREU POR NÓS?


01) – PARA CUMPRIR A VONTADE DO PAI


A primeira razão pela qual Jesus não desceu da cruz e não aproveitou as oportunidades que teve para ficar livre da crucificação foi que ele quis cumprir a Palavra de Deus, veja Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti mulher e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Jesus foi o “descendente da mulher” que nasceu sem que houvesse união entre ela e um homem, pois era virgem quando deu a luz ao Filho do homem. O profeta Isaías escreveu claramente sobre a morte de Jesus na Cruz (Is 53.5,6), assim como outros livros do Antigo Testamento também registraram profecias de que Jesus morreria pelo pecado da humanidade. Vemos então que a morte de Cristo fazia parte do plano de Deus para nos salvar: JESUS SUBSTITUIU O HOMEM NO PIOR MOMENTO DE SUA HISTÓRIA! Quando os soldados romanos e os servos dos principais sacerdotes e escribas chegaram para prender Jesus ele disse a Pedro: ”...embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpriram as Escrituras, que dizem assim convém que aconteça?” (Mateus 26.52-54), como revela o texto a meta suprema de Jesus era a de cumprir a Palavra de Deus e fazer a sua vontade e não se preocupar com a própria vida. Ainda na Palavra de Deus, em Mateus 26.53, Jesus fala a Pedro que se ele combater com aqueles que queriam prendê-lo ele recorreria a Deus Pai que levantaria legiões de anjos para defendê-lo, mais uma vez Cristo nos ensina que quando precisarmos de alguma coisa devemos buscar em Deus. Porém, com relação a sua prisão, Jesus deixa claro que era o cumprimento da vontade de Deus.



  • PORQUE JESUS MORREU POR NÓS?


02) – PARA NOS SALVAR

“E, indo Jesus um pouco mais para diante, prostou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai se é possível, passe de mim este cálice, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26.39).

O cálice do qual Jesus sorveu continha a culpa do pecado e da escravidão que o próprio pecado tinha estabelecido à humanidade. Quando Jesus aceitou o cálice, Deus afastou a sua face de Jesus (Mateus 27.46).Sobre isso fica a pergunta:

  • Será porque Deus desamparou o seu próprio Filho na hora extrema da cruz?

Uma explicação que encontramos é que Deus odeia o pecado. Quando o preço do pecado foi pago por Jesus ele anunciou ao mundo: “Está consumado!” (João 19:30). A culpa do pecado do mundo, inclusive a culpa dos pecados que os homens ainda vão cometer e exigirão perdão, através dos séculos, foi tão grande que o corpo e a alma de Cristo sucumbiram. Na língua grega salvação é “sozo” que significa: salvação de perigo; salvação de enfermidade espiritual que é relacionado ao pecado. O Jesus em que cremos é aquele que morreu na cruz para que pudéssemos além de gozar saúde, prosperar em tudo, assim como nosso espírito é vivificado.



PORQUE JESUS MORREU POR NÓS?

03) – POR AMOR A NÓS


Outra razão para a morte de Jesus na cruz foi o fato de seu amor por nós ser maior do que pela própria vida. Mesmo enquanto sofria a dor física da crucificação e a agonia espiritual da separação de Deus, Jesus recusou-se a descer da cruz. Se tivesse descido, não teríamos direito a salvação (a vida eterna) por causa do pecado. Tão grande foi o poder do seu amor por nós que ele permaneceu firme na cruz e esperou a morte física passivamente. Embora muitos zombassem, criticassem e até cuspissem nele, Jesus ficou ali cativo na cruz por amor a nós. Tal amor deveria levar-nos à admiração, ao louvor, ao arrependimento, e ao exame de nosso coração, para que avaliemos o grau do nosso amor por ele.

Já o sofrimento moral de Cristo, a sua humilhação, ultrapassa a nossa compreensão. Jesus sofreu a agonia de todos os pecadores separados de Deus. Morreu em obediência a Deus, para nos salvar. Ele nos ama e não nos condena por nossos pecados e os levou sobre si e por eles fez propiciação. O próprio Jesus foi a propiciação pelos nossos pecados de uma vez só, sendo um sacrifício perfeito e único. Só o sacrifício de Jesus conseguiu desviar a ira de Deus de nós para si próprio. Não foi o sangue de um novilho, mas sim o sangue de Jesus Cristo aspergido por nós, feito uma só vez e que tem efeitos para sempre. É isto que significa propiciação.


  • O que Jesus espera de nós?

Jesus espera com paciência que nós creiamos nele. Portanto, só precisamos recebê-lo, confessar nossos pecados, aceitar o seu sacrifício: o sangue que o Deus/homem derramou por nós. Devemos apenas aceitar a obra de Cristo na cruz e dar-lhe graças por seu sacrifício vicário, por ter assumido nossas dores, nossa tristeza e as aflições eternas, e nos proporcionado a plena salvação.

Volte seus olhos para a cruz de Jesus! Ouça hoje a voz de Deus, Ele certamente lhe dirá: “meu filho, suas faltas, seus pecados, suas aflições já foram acertadas comigo, está tudo pago! Estenda a mão e receba de mim o que você precisa para uma vida de graça e paz, a sua fé o salvará”.


CONCLUSÃO:

Jesus veio ao mundo para, além de nos redimir e mostrar-nos o Pai, nos ensinar o que é amar. E foi através deste amor que ele proveu a nossa salvação. Hoje ele nos convida para levarmos até a sua presença as nossas necessidades, ele nos estende as suas mãos traspassadas por cravos na cruz. Aproxime-nos então dele, o Salvador, de todo o coração com profundas ações de graça, louvor e adoração, pois sem Cristo jamais poderíamos conhecer o perdão dos nossos pecados e nem a salvação eterna. Examinemos nossos corações para saber se estamos totalmente comprometidos em seguir o exemplo de Jesus e obedecer ao Pai até a morte. Consideremos o maior amor que podemos compartilhar com os outros, o amor de Deus. Pratiquemos esse amor em nossas vidas diárias. Relembremos que Jesus morreu na cruz para pagar a penalidade dos nossos pecados.

Última atualização em Qua, 22 de Junho de 2011 09:13